Tão importante quanto a escolha do rack é a definição dos acessórios internos como guias de cabo vertical e horizontal.

Os guias de cabo e as caixas para reserva técnica de cordões exercem funções extremamente importantes. Como imaginar os cabos ópticos, de telefonia ou mesmo os cabos de rede UTP chegando no rack sem estes acessórios para conduzi-los e/ou realizar a acomodação adequadamente?

Segue algumas dicas para auxiliar em sua escolha:

01) Guia de Cabo Estendido – Acessório projetado para ser montado no plano de fixação dos racks Fibracem. Proporciona a passagem em toda a extensão vertical do rack, de ambos os lados, inclusive o guia horizontal possibilitar a passagem de um lado para o outro. Possui saídas ao longo do guia para flexibilizar o atendimento na altura desejada.

02) Guia de Cabo VerticalAcessório desenvolvido para ser instalado entre os planos de fixação dos racks Fibracem. É responsável pelo direcionamento dos cabos na parte central do rack, conduzindo muitas vezes, cabos de alimentação elétrica dos equipamentos até a régua de tomadas.

03) e 04) Caixa de Acomodação Cordões (Reserva Técnica)Acessório projetado para acomodar as reservas técnicas e/ou metragem excedente dos cordões de jumpeamento entre o DIO e o equipamento. Se busca um acabamento perfeito, o uso desta caixa é fundamental, haja vista a impossibilidade de comprar cordões em comprimentos exatos e de acordo com sua necessidade.

05) e 06) Guia de Cabo Horizontal (Reto)Acessório responsável pela transição dos cordões/cabos UTP entre o guia de cabo estendido e os equipamentos, DIO´s ou patch panel´s. Quanto maior a profundidade, maior a capacidade. Como possui aba de instalação reta, a profundidade escolhida deve ser considerada para posicionar o plano de fixação.

07) e 08) Guia de Cabo Horizontal (Com Aba)Acessório responsável pela transição dos cordões/cabos UTP entre o guia de cabo estendido e os equipamentos, DIO´s ou patch panel´s. Quanto maior a profundidade, maior a capacidade. Como possui aba de instalação deslocada, a profundidade escolhida não ocupará todo o espaço (aproximadamente a metade), otimizando a profundidade útil do rack.

Portanto, com cuidados que costumam passar despercebidos, a otimização de espaço será máxima, organizada e prática para eventuais manutenções.

Lembre-se que um rack bem organizado pode representar a forma com que seus clientes enxergam sua empresa.

Quer saber mais sobre racks e acessórios? Leia também o post sobre A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR OS RACK E ACESSÓRIOS ADEQUADOS, clique aqui