Acessórios e equipamentos para técnico instalador adequados e de qualidade são essenciais. Do mesmo modo que é imprescindível possuir capacitação adquirida em treinamento profissional. Dessa forma otimiza-se o tempo, evita custos e executando assim, o serviço com excelência.

Saiba quais são os acessórios e equipamentos básicos para um técnico instalador de Telecomunicação

Saber quais são os acessórios e equipamentos para técnico instalador  é fundamental. Não há como fazer emendas por fusão sem ter a máquina de emenda, o clivador de precisão e o decapador de fibra.

Acessórios e equipamentos para técnico instalador

E se o técnico presta  serviços a terceiros, certamente precisará também do roletador transversal e do cortador longitudinal de tubo loose. Tais acessórios e equipamentos são utilizados no processo de sangria em cabos ópticos, onde o técnico vai precisar ter acesso às fibras, cortando apenas aquelas que for utilizar para uma eventual derivação ou atendimento ao assinante em caso de provedores de internet.

Após execução de emendas ópticas ou lançamentos de cabos ópticos é importante que o técnico certifique o funcionamento do link seguindo requisitos das normas vigentes; Logo, é necessário um certificador como OTDR capaz de identificar o comprimento, a atenuação e possíveis anomalias no link . Em caso de rompimento, o equipamento mostra a distância a partir do ponto de medição.

Em lançamentos de cabos ópticos é recomendado o teste antes e depois do lançamento. O objetivo é verificar a qualidade e a integridade do produto. Para tal, o técnico não precisa fazer a fusão com a máquina de emenda, basta decapar, clivar a fibra com precisão e utilizar um adaptador de fibra nua no OTDR para certificar as condições de cada uma das fibras.

Fibras ópticas requerem cuidados desde o manuseio do cabo até a limpeza dos componentes (fibra, conector e adaptador óptico). Dessa forma é essencial que o técnico possua um kit de limpeza.

Acessórios e equipamentos para técnico instalador

 

Não haverá qualidade nos serviços prestados se não houver capricho e zelo na limpeza dos componentes (maiores causadores de atenuação).