Conversamos com o instalador de fibra óptica Adão Silveira de Bittencourt e pontuamos os principais cuidados na instalação de fibra óptica para que o procedimento não apresente problemas, evitando gastos inesperados no orçamento.

Principais cuidados na hora da instalação da fibra óptica

É importante que tenha sempre em mente que a fibra é frágil, e por isso, requer muito cuidado no seu manuseio. A curvatura e o  caminho que se deve seguir até chegar ao Distribuidor Interno Óptico ou em uma Caixa de Emenda deve ser levado em consideração durante a instalação da rede, para evitar falhas.

Raio de curvatura é o limite em que a fibra pode ser “forçada”. No entanto, se for respeitado esse limite, não ocorrerá um problema de quebra dessa fibra e nem perca de sinal. Vale lembrar que o tipo de fibra determina o raio de curvatura. Veja o gráfico.

instalação de fibra óptica (Raio)

É importante evitar que os cabos fiquem pressionados durante a instalação ou livres em longas distâncias, é preciso também, limpar a fibra com álcool isopropílico e gaze na hora da fusão e quando for fazer as conexões.

Instalar fibra ótica é muito simples, porém, deve haver um projeto detalhado com todos os respectivos componentes e equipamentos compatíveis, como: Tipo de fibra, Tipo de Conector, velocidade a ser trafegada no canal, distância, etc. Ou seja, sem projeto, qualquer um desses problemas pode ocorrer facilmente resultando em gasto inesperado no orçamento.

O erro mais comum é a falta de conhecimento a na hora de comprar a fibra, conectores, ativos, além de projetos mal elaborados.

 

Evite dor de cabeça na instalação da sua rede, compre produtos de qualidade aqui!