Quando o assunto é tecnologia, geralmente é associado aos homens. Os grandes nomes relacionados às diversas revoluções tecnológicas como: Bill Gates, Mark Zukerberg, Steve Jobs, entre muitos outros já são bem conhecidos pela maioria das pessoas. Porém dificilmente a mulher é lembrada, mesmo tendo um enorme papel e importância no avanço tecnológico, desde o seu início. Aproveitando a data de hoje, selecionamos algumas das grandes heroínas da tecnologia que contribuíram e muito com o que constamos no dia de hoje, e assim como nós, você irá ficar impressionado com o quanto as mulheres foram e são importantes para o desenvolvimento da tecnologia como um todo. Confira a nossa lista:

Hedy Lamarr (Hedwig Eva Maria Kiesler) – “Mãe do Celular”

Hedy Lamarr – Imagem: Wikipedia

Famosa atriz da década de 1920, não ficou apenas conhecida como um rosto bonito.
Através de uma brincadeira de dueto com George Antheil, no qual ela repetia as notas que ele tocava em outra escala, foi observado que era possível estabelecer a comunicação entre duas pessoas mudando frequentemente o canal de comunicação simultaneamente. No futuro isso seria usado também como tecnologia de criptografia.
Inicialmente a ideia seria usada como uma forma para despistar os radares inimigos durante a guerra, inclusive a marinha Americana adotou essa tecnologia para controle de torpedos.
Após duas décadas o projeto tomou forma de um dispositivo de frequência e que permitiu os primeiros avanços e desenvolvimento de sinais como Wi-Fi e CDMA e que resultou no desenvolvimento da telefonia celular.

Grace Hopper – “Rainha dos Softwares / Vovó do COBOL”

Grace Hopper – Imagem: Wikipedia

Grace tem uma grande importância na área da programação, além de ser uma das primeiras programadoras da história foi a primeira mulher a se especializar em Matemática em Yale e ser a primeira Almirante da Marinha Americana. Criadora da linguagem Flow-Matic, que permitiu o desenvolvimento do COBOL (Linguagem de programação voltado ao processamento de banco de dados comerciais.)
Em 1951 inventou o primeiro compilador que é a base da computação moderna.
Antes de Grace desenvolver a linguagem de programação os computadores só entendiam código binário, o que era impossível para a compreensão pela maioria.
Seu objetivo era desenvolver algo que todo mundo pudesse ler, existiriam mais programadores e assim mais gente desenvolvendo programas.

Margaret Hamilton

Margaret Hamilton – Imagem: Wikipedia

A Cientista da Computação Margaret Hamilton é de grande importância na conquista do espaço, isso se dá pelo software que ela desenvolveu e que foi usado na missão do Apollo 11. O programa em questão, criou o programa de voo, através de gerenciamento e priorização das tarefas mais importantes e que foi um fator crucial para o sucesso da missão e que possibilitou Neil Armstrong dar o famoso primeiro passo na Lua.

 

Além das mulheres que apresentamos no blog, existem inúmeras outras que tiveram grande importância no campo da tecnologia, se você achou interessante, recomendamos alguns nomes que você pode pesquisar e ler mais sobre:

  • Radia Perlman
  • Sophie Wilson
  • Ada Lovelace
  • Dr. Erna Hoover
  • Marissa Mayer
  • Barbara Liskov

Deixamos aqui, este post, como uma homenagem e admiração à todas mulheres que contribuem diariamente, cada uma em sua área, pelo melhor do mundo. Parabéns pelo seu dia!

 

Fonte:

BizTech Magazine

Domo

Wikipedia