Nós do setor de telecomunicações temos um motivo a mais para acompanhar o noticiário político, desde a posso do governo interino o ministério das comunicações – o minicom – passou a fazer parte de um Superministério – o MCTIC. 

Kassab vai comandar a nova pasta, que é uma junção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações com o Ministério das Comunicações.

kassab_fibracem

Graduado engenheiro civil e economista pela Universidade de São Paulo, Kassab iniciou a vida política em 1992 como vereador de São Paulo e se elegeu deputado federal em 1999 e 2003. Foi presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, que durante seu mandado criou projeto de inovação tecnológica, para melhorar a competitividade das empresas no ramo da inovação. Kassab já foi prefeito de São Paulo e ocupava o cargo de ministro das Cidades antes de assumir o MCTIC.

É positivo que o novo superministério tenha no comando um político com envolvimento anterior em assuntos relacionadas e larga experiência em gestão, no entanto é importante que os secretários sejam escolhidos pela meritocracia e não por fatores políticos. Além disso, as escolhas devem ser feitas em prol da população e economiza nacional, e não apenas em vantagens imediatas para indivíduos ou corporações. No entanto, os desafios serão muitos, incluindo o descontentamento de algumas classes, como os pesquisadores científicos – tema para um novo post na semana que vem  aqui no nosso blog!